PGR arquiva inquérito sobre fake news envolvendo Jair Bolsonaro e os filhos Flávio e Eduardo
Fabio PannunzioGRADEHilightsJustiçaMundo virtualPolítica 29 de setembro de 2020 Equipe TV Democracia 0

A Procuradoria-Geral da República (PGR) não vai levar adiante uma denúncia envolvendo o presidente Jair Bolsonaro e dois dos filhos, o senador Flávio (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo (PSL-SP) no inquérito sobre fake news.
Nesta segunda-feira (28), a PGR comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de uma apuração preliminar sobre os três.
A notícia-crime foi apresentada em julho, pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) ao STF, que através do ministro Alexandre de Moraes, como é de praxe nesta situação, determinou à PGR a abertura do inquérito.
O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, defendeu o arquivamento no parecer enviado ao STF por falta de provas.
“A ausência de fatos concretos que possam ser efetivamente atribuídos aos noticiados [Bolsonaro, Flávio e Eduardo] inviabiliza, portanto, a instauração de procedimento próprio. Destaque-se que nem mesmo o Facebook adotou qualquer medida em face deles, como seria o caso, por exemplo, da retirada das respectivas contas oficiais. E isso se deu, naturalmente, por inexistirem quaisquer elementos que vinculem-nos minimamente às acusações formalizadas por meio desta notícia-crime”.
O Facebook e outra empresa do grupo americano, Instagram, retiraram do ar 73 contas, 14 páginas e 1 grupo, depois de identificarem perfis falsos e “comportamento inautêntico”, referência a um grupo de páginas e pessoas que atuam em conjunto para enganar outros usuários sobre quem são e o que estão fazendo.
As investigações chegaram até a assessores do presidente, dos filhos e de dois deputados estaduais, Anderson Moraes e Alana Passos, ambos do PSL-RJ, entre outros.
Eles divulgaram fake news contra o STF, à mídia e adversários políticos como o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
Um deles, Tercio Tomaz é assessor especial de Jair Bolsonaro, com gabinete no Palácio do Planalto, salário de mais de R$ 13 mil por mês e apartamento funcional em Brasília.
Editor Chefe: Fábio Pannunzio
- Mais de 13 milhões de pessoas de todo o mundo já foram vacinadas contra Covid-19 - 5 de janeiro de 2021
- Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para 1,04 - 5 de janeiro de 2021
- Bolsonaro: “Vão ter que me aguentar até o fim de 22” - 5 de janeiro de 2021
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.