O ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (21), uma portaria que torna obrigatória a notificação à pasta de todos os resultados de testes diagnósticos...

O ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (21), uma portaria que torna obrigatória a notificação à pasta de todos os resultados de testes diagnósticos para a detecção de Covid-19.

A medida vale para todos os laboratórios públicos, privados, universidades e quaisquer outros, em todo o país. Quem não cumprir poderá sofrer infração sanitária, que vai de advertência, multa e até a interdição do estabelecimento.

A notificação de qualquer resultado de testagem, independente da metodologia utilizada, deverá ser registrada e transmitida no prazo de até 24h para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Para o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Correia de Medeiros, a portaria disciplina a notificação pelos laboratórios: “A partir da RNDS será possível o compartilhamento de resultados de exame de Covid-19 realizados em qualquer lugar do país, permitindo que os três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham informações fidedignas sobre a notificação de casos”.

De acordo com o ministério da Saúde, até hoje (21), foram distribuídos 13,3 milhões de testes para coronavírus em todos os estados. Destes, 4,8 milhões são RT-PCR (biologia molecular) e 7,5 milhões são testes rápidos (sorológicos).

Foram realizados 2.536.552 milhões de exames de RT-PCR. A maioria, 1.406.132, na rede nacional de laboratórios de saúde pública. O número de testes sorológicos chegou a 3.562.745.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.