O Brasil volta a ser ameaçado pela nuvem de gafanhotos que invadiu a Argentina. A praga está a cerca de 100km da cidade gaúcha... Praga de gafanhotos volta a preocupar o setor agrícola do Rio Grande do Sul

Praga de gafanhotos ameaça o Brasil

O Brasil volta a ser ameaçado pela nuvem de gafanhotos que invadiu a Argentina. A praga está a cerca de 100km da cidade gaúcha de Barra do Quaraí e a 80km da fronteira do Uruguai.

As autoridades agrícolas e sanitárias do Rio Grande do Sul estão monitorando o avanço da nuvem, que tem ais de 400 milhões de insetos e ocupa uma área estimada em 10km por 3km.

Segundo Juliano Ritter, da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Itaqui (RS), “a temperatura mais alta e a velocidade dos ventos influenciam na trajetória da nuvem. “Por isso, não é possível prever se os insetos vão chegar ao estado (Rio Grande do Sul), e se sim, em qual data”, disse o fiscal.

A nuvem se formou no Paraguai, no final de maio. Depois, seguiu para a Argentina, causando prejuízos aos agricultores dos dois países.

Os técnicos argentinos não têm tido muito sucesso com a pulverização de veneno espalhado por aviões e por terra.

O Brasil decretou situação de emergência fitossanitária, o que permite o uso de inseticidas até então proibidos no país. Toda a frota agrícola do Rio Grande do Sul foi colocada à disposição dos governos federal e estadual.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.