Os analistas do mercado financeiro melhoraram a estimativa de queda do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país,... Relatório Focus aponta queda do PIB de 2020 para 5,66% e Selic para 2%

Os analistas do mercado financeiro melhoraram a estimativa de queda do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, para 2020. Eles projetaram uma retração de 5,66%.

Na pesquisa anterior, a estimativa era de -5,77%. Foi a quinta semana seguida de queda do indicador.

Os números fazem parte do relatório Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (3). O levantamento foi feito na semana passada com especialistas de mais de 100 instituições financeiras.

A previsão se aproxima da estimativa do governo que, no mês passado, previu uma queda de 4,7% para o PIB deste ano.

Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou uma retração maior, de 9,1%, e o Banco Mundial, um tombo de 8%.

Os analistas baixaram um pouco a estimativa de inflação de 1,67% para 1,63%. A meta central fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 4%, e o piso é de 2,5%.

O mercado prevê uma nova queda da taxa básica de juros, a Selic, na próxima reunião do CMN nesta quarta-feira (5). Os especialistas estimam da taxa atual, de 2,25% ao ano, para 2% e que assim permaneça até o final de 2020.

Para o ano que vem, a expectativa é de aumento da Selic para 3% ao ano, e da cotação do dólar estável em R$ 5.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.