Secretário-geral da ONU critica o “vacinacionalismo” e os líderes negacionistas e populistas
ComportamentoCoronavirusEleiçõesFabio PannunzioGRADEHilightsInternacionalSaúde 22 de setembro de 2020 Equipe TV Democracia 0

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criticou o que chamou de “vacinacionalismo”.
O português António Guterres discursou na abertura da 75ª Assembleia Geral da ONU, a primeira por meio virtual por causa da pandemia, que começou nesta terça-feira (22).
O termo foi uma referência aos acordos bilaterais entre governos e indústria farmacêutica para garantir a imunização de suas populações.
“Esse ‘vacinacionalismo’ não é apenas injusto, é contraproducente. Nenhum de nós está seguro até que todos nós estejamos seguros”.
Os dois países com mais mortes e casos de coronavírus, Estados Unidos e Brasil, estão fora da Covax, a aliança mundial para distribuir de forma equitativa as vacinas contra a doença.
Guterres falou antes dos discursos dos líderes dos respectivos países, Donald Trump e Jair Bolsonaro.
Ele disse que o “populismo e o nacionalismo ético fracassaram” no combate à pandemia: “Essas abordagens para conter o vírus frequentemente pioraram as coisas. A Covid-19 não é apenas um sinal de alarme, é uma prova geral para o mundo dos desafios que estão por vir. Devemos ficar unidos, agir de modo solidário e ser guiados pela ciência e conectados à realidade”.
Numa alusão velada aos governantes negacionistas, além de Trump e Bolsonaro, mas também ao primeiro-ministro da Índia, o ditador da Bielorrúsia e ao presidente do México, entre outros, o secretário-geral da ONU destacou a grande lição da pandemia para o planeta: a importância das eleições: “Ao olharmos para o futuro, vamos nos certificar de que escolhemos com sabedoria”.
Segundo Guterres, o coronavírus expôs a “fragilidade do mundo”, com “aumento das desigualdades, catástrofe climática e corrupção desenfreada. A pandemia explorou essas injustiças, depredou os mais vulneráveis e apagou décadas de progresso”.
Editor Chefe: Fábio Pannunzio
- Mais de 13 milhões de pessoas de todo o mundo já foram vacinadas contra Covid-19 - 5 de janeiro de 2021
- Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para 1,04 - 5 de janeiro de 2021
- Bolsonaro: “Vão ter que me aguentar até o fim de 22” - 5 de janeiro de 2021
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.