STF libera acesso da defesa de Lula à delação de Palocci: ex-presidente critica arquivamento de ação contra procuradores da Lava Jato
Fabio PannunzioGRADEHilightsJustiçaPolítica 25 de agosto de 2020 Equipe TV Democracia 0

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o acesso da defesa do ex-presidente Lula a trechos da delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci.
Na decisão tomada na tarde desta terça-feira (25), os três ministros derrubaram o voto do relator Edson Fachin, que só liberou o acesso aos trechos nos quais Lula é citado por Palocci.
Por 3 a 1, os ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski formaram maioria a favor da defesa de Lula que, no entanto, não poderá ter informações sobre eventuais diligências em andamento.
Eles entenderam que permitir o acesso às declarações feitas pelo delator garante o amplo direito de defesa.
Os advogados de Lula não tiveram o mesmo sucesso no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que também se reuniu hoje (25) para julgar o recurso do ex-presidente contra três procuradores da Lava Jato, Julio Carlos Noronha, Roberson Henrique Possobon e Deltan Dallagnol.
Em setembro de 2016, eles apresentaram denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá (SP).
Segundo a defesa do ex-presidente, os procuradores promoveram julgamento midiático durante coletiva de imprensa e Dallagnol usou uma apresentação em PowerPoint para acusar Lula de ser chefe de uma organização criminosa.

Procurador Deltan Dallagnol (foto Orlando Brito)
Na ação julgada nesta terça-feira, o CNMP aceitou o pedido para que os procuradores fossem impedidos de utilizar a estrutura e os recursos do Ministério Público Federal para manifestar engajamentos políticos ou, ainda, jurídicos que não estejam sob as respectivas juridições; e que fosse aberto um processo disciplinar para apurar a conduta de Noronha, Possobon e Dallagnol.
Por outro lado, a maioria dos conselheiros votou pela prescrição dos fatos, o que na prática significa o arquivamento do caso.
Em uma rede social, Lula criticou esta decisão do CNMP, dizendo que ela entrará para a “história como vergonha para o Ministério Público”.
Editor Chefe: Fábio Pannunzio
- Mais de 13 milhões de pessoas de todo o mundo já foram vacinadas contra Covid-19 - 5 de janeiro de 2021
- Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para 1,04 - 5 de janeiro de 2021
- Bolsonaro: “Vão ter que me aguentar até o fim de 22” - 5 de janeiro de 2021
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.