O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na tarde desta terça-feira (7), a saída do país da Organização Mundial da Saúde (OMS).... Trump anuncia saída dos EUA da OMS

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na tarde desta terça-feira (7), a saída do país da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida entrará em vigor no dia 6 de julho de 2021.

Trump enviou o anúncio para o Congresso americano e para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele sempre foi contrário às regras severas de quarentena, não gosta de usar máscara e não dá atenção às autoridades de saúde do próprio governo.

Os EUA estão na OMS desde a criação da instituição que, no próximo dia 21 vai completar 72 anos. Tradicionalmente, são também os principais financiadores.

Trump já havia ameaçado a saída da OMS desde o final de maio. Ele acusou a organização de ter sido manipulada pela China e cometido erros no combate à pandemia de coronavírus. Trump foi até apoiado pelo Brasil, que também ameaçou deixar a OMS naquela ocasião.

Hoje, os EUA lideram o ranking mundial de vítimas fatais e casos da doença. Apesar disso, Trump priorizou a reabertura da economia em detrimento da saúde. Estados que seguiram o presidente, atualmente, vivem uma segunda onda de coronavírus.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *