O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz hoje um comício em Tulsa, no estado de Oklahoma. É o primeiro evento público do candidato... Trump recomeça campanha eleitoral em plena pandemia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz hoje um comício em Tulsa, no estado de Oklahoma. É o primeiro evento público do candidato republicano à reeleição. São esperadas mais de 100 mil pessoas – 19 mil só no ginásio coberto onde será realizado o comício.

O evento aconteceu em plena pandemia. Os EUA ocupam o primeiro lugar do mundo em números de mortos e de casos confirmados de coronavírus. São 2.284.486 óbitos e 121.246 casos. Seis deles são funcionários de campanha do presidente. Mas, Trump, que demorou a tomar medidas de combate à doença e que ignorou os conselhos dos principais assessores na área de saúde, está mais preocupado com a reeleição. As últimas pesquisas apontam vantagem de 10 pontos do candidato democrata Joe Biden, que tem mais de 60 anos e prefere cumprir a quarentena a sair em campanha eleitoral pelos estados.

Além de promover uma perigosa aglomeração social, que nem exige a obrigatoriedade de máscaras entre os correligionários, Trump foi criticado por escolher Tulsa num momento de luta contra o racismo. Em 1921, uma multidão branca atacou um bairro de população negra e o resultado foi um massacre: 300 mortos e milhares de desabrigados.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.