O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou um dos processos mais longos da história brasileira. Depois de 125 anos, a União venceu a disputa com... Um dos processos judiciais mais longos da história do país termina depois de 125 anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou um dos processos mais longos da história brasileira.

Depois de 125 anos, a União venceu a disputa com a Família Real e é, definitivamente, o dono do Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro.

O Guanabara, também conhecido como Palácio das Laranjeiras, por estar no bairro do mesmo nome, na zona sul da capital fluminense, era objeto de disputa desde 1895, quando a Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II, reivindicou a propriedade na Justiça.

A ação continuou com os herdeiros depois da morte da princesa, em 1921.

Agora, depois de 125 anos, o STF deu ganho de causa à União por entender que, depois do fim do império e proclamação da República, em 1889, a Família Real perdeu o direito de propriedade.

Agora, o palácio é ocupado pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC-RJ), que ocupa o cargo no lugar de Wilson Witzel (PSC-RJ) afastado do cargo por 180 dias por suspeita de corrupção.

Mesmo assim, Witzel ainda pode morar no Guanabara, mas sem exercer as funções de governador.

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.