A farmacêutica americana Moderna anunciou nesta segunda-feira (30) que concluiu os testes da terceira e última fase da vacina contra Covid-19 e que ela... Vacina contra Covid-19 da Moderna tem eficácia de 94%

A farmacêutica americana Moderna anunciou nesta segunda-feira (30) que concluiu os testes da terceira e última fase da vacina contra Covid-19 e que ela teve 94% de eficácia.

Agora, em dezembro, a empresa vai entrar com pedido para uso emergencial na agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, a FDA.

Segundo a Moderna, 196 voluntários dos testes feitos nos EUA tiveram Covid-19, sendo que 185 receberam placebo (substância inativa) e apenas 11 receberam a vacina.

Além disso, a eficácia foi comprovada em todos os grupos etários, raciais e étnicos.

Nesse grupo de voluntários, estavam 33 idosos e 42 que se identificaram como latinos, negros, orientais ou multirraciais.

Não foram registrados efeitos adversos graves. Apenas efeitos colaterais leves, como febre e dores que desapareceram depois de, no máximo, dois dias.

Os resultados foram comemorados pelo presidente da farmacêutica, Stephen Hoge: “Tudo foi mais rápido do que o esperado. Os dados são realmente empolgantes”.

O governo americano foi o principal financiador da pesquisa e é o maior cliente. Já encomendou 100 milhões de doses. Os primeiros 20 milhões deverão ser entregues no mês que vem e os outros 80 milhões em 2021.

Recentemente, representantes da Moderna se reuniram com autoridades do ministério da Saúde para tentar um acordo de venda da vacina para o Brasil.

A Moderna informou que a avaliação da FDA sobre a vacina deverá ser anunciada no próximo dia 17.

Uma semana antes, a agência vai divulgar as conclusões sobre outra vacina, a da multinacional americana Pfizer e da empresa alemã BioNTech, que já fizerem pedido de uso emergencial também no Reino Unido.

Segundo a imprensa britânica, a vacinação no país deve começar na semana que vem.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.